Quantcast
Channel: Blog de Cinema » guerra civil estadunidense
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

OS MELHORES DO ANO/2013 – a lista da Cahiers du Cinéma

0
0

A revista francesa revelou sua lista dos 10 melhores filmes de 2013 que está em sua edição de dezembro. A lista surpreendeu muitos com a presença de um filme americano que não chamou muito a atenção da crítica internacional, Spring Breakers. Azul é a cor mais quente, Gravidade e o velho Lincoln também estão entre os 10

A Capa da revista Cahiers du Cinema e a seleção dos 10 melhores filmes do ano: edição deste dezembro

A Capa da revista Cahiers du Cinema e a seleção dos 10 melhores filmes do ano: edição deste dezembro

O jornalista Christophe Beney, da Cahiers du Cinéma, tuitou no fim de novembro a lista dos 10 melhores filmes da revista francesa que vem na edição deste mês de dezembro. Veja abaixo a foto da lista, que veio anexa a sua postagem no twitter. A grande surpresa da lista foi a presença de Spring Breakers: Garotas Perigosas (Spring Breakers, EUA, 2013), de Harmony Korine, logo na segunda colocação. O filme americano é estrelado por Selena Gomez e James Franco e foi pouco visto pela crítica internacional e nos EUA foi fracasso de bilheteria, mesmo tendo sido premiado em Veneza. Na primeira colocação, ficou o filme francês O Estranho no Lago (L’iconnu du lac, França, 2013), de Alain Guiraudie, também premiado, no entanto, no Festival de Cannes.

Dos filmes da lista, alguns já estrearam no Brasil, outros irão estrear em pouco tempo e os que ainda não tem distribuidora possuem bastante chance de pintar por aqui em 2014. Abaixo, conheça os 10 melhores filmes de 2013 segundo a Cahiers du Cinema.

1. UM ESTRANHO NO LAGO

Um Estranho no Lago (L’iconnu du lac, França, 2013) – A0 vida de Franck, que conhece Michel e, mesmo sabendo que ele é um homem perigoso, tentará sustentar sua paixão. Alain Guiraudie é quem dirige esta peça premiada em Cannes com a Palma Gay e o prêmio Um Certo Olhar de Melhor direção. Este é o sexto longa-metragem do diretor, sendo que nenhum desses chegou a estrear no Brasil, apenas alguns em breves exibições ao Festival do Rio e na Mostra de São Paulo. No entanto, Um Estranho no Lago veio a edição de 2013 do Festival do Rio e com o sucesso chamou a atenção da Imovision e já estreia nesta sexta-feira, 13 de dezembro.

Confira o trailer de Um Estranho no Lago.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

 

2. SPRING BREAKERS: GAROTAS PERIGOSAS

Spring Breakers: Garotas Perigosas (Spring Breakers, EUA, 2012) conta a história do grupo de meninas que assaltam um restaurante para conseguir dinheiro para um spring break, espécie de férias na primavera. Elas, no entanto, acabam se envolvendo em confusões e sendo presas. Na delegacia, conhecem um criminoso que tentará convencê-las de integrarem seu grupo.

Dirigido por Harmony Korine, o filme esteve em 29 de setembro no Festival do Rio de Janeiro e chegou em DVD ao Brasil em 10 de Outubro, lançado pela Universal, que assim, prova que não acreditava que o filme pudesse render alguma bilheteria sequer no circuito das salas de arte. Foi nomeado ao Leão de Ouro, recebendo uma menção honrosa, no Festival de Veneza e venceu o prêmio Trailer de Ouro para o trailer mais trash no Golden Trailer Awards.

Confira o trailer de Spring Breakers: Garotas Perigosas.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

 

3. AZUL É A COR MAIS QUENTE

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, Azul é a Cor mais Quente (La vie d’Adèle, França, 2013) conta a história de Adele que vê a vida ser completamente transformada após conhecer Emma, uma jovem de cabelos azuis.

A direção é de Abdellatif Kechiche, cineasta nascido na Tunísia que conta com 50 indicações em diversos festivais, sendo vencedor de 37 deles. Além de diretor, o tunísiano é roteirista, produtor e ator, no entanto a profissão de sucesso mesmo é de cineasta. A primeira vez que seus filmes chegaram ao Brasil foi em 2008, quando O Segredo do Cão (La graine et le mulet, França, 2007) veio aos cinemas em 10 de julho. Em 2009, foi exibido A Esquiva (L’esquive, França, 2004) em estreia limitada em São Paulo. E recentemente, em 2010, Vênus Negra (Vénus noire, França/Bélgica, 2010) com estreia nacional em 17 de junho de 2011. Atualmente, seu novo filme, Azul é a Cor mais Quente encontra-se em cartaz em vários lugares do país.

Confira o trailer de Azul é a Cor mais Quente.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

 

4. GRAVIDADE

A ficção Gravidade (Gravity, EUA, 2013) narra a viagem espacial de um astrounauta e uma engenheira médica que acaba pondo em risco suas vidas quando após um acidente ficam soltos e sem nenhuma ajuda no meio do espaço.

Dirigido por Alfonso Cuarón, diretor indicado 3 vezes ao Oscar, Gravidade é dos que integram a lista de melhores filmes da revista francesa o mais elogiado mundialmente, tendo recebido uma positividade de 96% no site Metacritic, próxima a de Poderoso Chefão (The Godfather, EUA, 1972), de Francis F. Coppola, com 100%. No top 250 de todos os tempos do Internet Movie Database, o filme é o 70º colocado com uma média de 8.4, baseada nos votos de aproximadamente 180 mil usuários do site. Mesmo com toda a crítica o filme foi pouco premiado nos festivais pelo mundo, no entanto é um forte candidato a diversas categorias do Oscar.

Confira o trailer de Gravidade.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

 

5. UM TOQUE DE PECADO

Um Toque de Pecado (A Touch of Sin, China/Japão, 2013) é um drama dirigido pelo chinês Jia Zhang Ke que conta quatro histórias passadas na China de diferentes casos de violência.

O filme venceu apenas 3 das 10 indicações em festivais, no entanto, uma delas é de bastante reconhecimento, a de melhor roteiro no Festival de Cannes, sem contar com a indicação a Palma de Ouro. Os outros dois prêmios foram recebidos no festival taiuanês de cinema, Cavalo de Ouro, por melhor edição e melhor trilha original. Na Mostra de São Paulo, foi exibido com distribuição da Paris filmes e, como Um Estranho no Lago, teve estreia nacional nesta sexta-feira, 13.

Confira o trailer de Um Toque de Pecado.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

 

6. LINCOLN

Dirigido por Steven Spielberg, Lincoln (EUA, 2012), também é o mais antigo dos filmes da lista, tendo sido bastante elogiado pela crítica, que o deixou com uma positividade de 86% no Metacritic. O drama de Spielberg narra a vida do ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, durante a Guerra Civil no país. Teve 12 indicações na edição de 2013 do Oscar, tendo levado a de melhor ator principal e melhor direção de arte.

Confira o trailer de Lincoln.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

 

7. LA JALOUSIE

La Jalousie (França, 2013) é o quarto filme que o cineasta Philippe Garrel fez ao lado do filho, o famoso ator francês Louis Garrel. Nele, Garrel interpreta um ator de aproximadamente 30 anos que junto a namorada, também atriz, passa bastante dificuldade em encontrar papéis para interpretar. O filme foi exibido em apenas três festivais: o de Veneza – em que teve sua única indicação, onde disputou o Leão de Ouro -, o de Nova Iorque e o de La Roche-sur-Yon, na França.

Confira o trailer de La Jalousie.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

 

8. A FILHA DE NINGUÉM

Nomeado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim, A Filha de Ninguém (Nugu-ui ttal-do anin Haewon, Coréia do Sul, 2013) é um drama que narra o polêmico amor entre uma universitária e seu professor. O filme passou em diversos festivais, no entanto, o único prêmio disputado foi o do Festival de Berlim. Esteve em setembro no Festival do Rio, distribuído pela Califórnia Filmes, também teve estreia nacional hoje, sexta, 13.

Confira o trailer de A Filha de Ninguém.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

 

9. YOU AND THE NIGHT

You and the Night (Les rencontres d’après minuit, França, 2013) é um filme escrito e dirigido pelo francês Yann Gonzalez que narra as aventuras de um casal durante a meia-noite em uma orgia com vários convidados. Consagrado o melhor filme no Festival Internacional de Cinema de Atenas com o Atenas Dourada e no Festival de Milão, únicos dois prêmios que disputou, foi também exibido em diversos festivais, como o de Estocolmo e de Cannes.

Confira o trailer de You and the Night.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

 

10. A BATALHA DE SOLFERINO

A Batalha de Solferino (La Bataille de Solferino, França, 2013), comédia dirigida pela cineasta Justine Triet, narra uma confusão na véspera de eleição para presidente na França, em maio de 2012, focando em uma repórter e seu marido que estão no meio de uma multidão que cerca o quartel-general da campanha de François Hollande. O longa foi premiado com o Olhar de Ouro no Festival de Zurique-2013 como o melhor filme estrangeiro. No Festival de Mar de la Plata-2013, o ator principal, Vincent Macaigne, venceu o prêmio de melhor atuação masculina. O filme também esteve no Festival do Rio, no entanto, não estava sendo exibido por distribuidora brasileira. Agora, possui boas chances de estrear aqui no Brasil.

Confira o trailer A Batalha de Solferino.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

 

O post OS MELHORES DO ANO/2013 – a lista da Cahiers du Cinéma apareceu primeiro em Blog de Cinema.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images